Abraçando Patinhas | Adoção Consciente e Guarda Responsável

 

IMG_0570

Aqui em casa tem um bichinho, tem um bichinho aqui em casa. Um bichinho que late, e muito, por sinal. A Flicka chegou no final de 2010, e embora não a tenhamos adotado, eu sou sou a pessoa mais a favor do mundo da adoção. Por não ser Yorkshire pura, Flicka veio morar conosco quase de graça, quase que adotada. Moramos em apartamento e, quando se vive assim, não é fácil ter animais de estimação, em especial cachorros, pois latem, fazem barulho e nem todo mundo gosta disso.

Como eu e minha mãe ficamos fora de casa grande parte do dia, tivemos muitos problemas, desde sempre, em deixar a fofura sozinha. Várias vezes tivemos reclamações dos vizinhos, e ameaça de multa do condomínio por causa dos latidos dela. Várias vezes pensamos em doá-la, mas a guarda responsável é isso: é assumir uma responsabilidade e cumpri-la até o fim, afinal, eles são seres indefesos que não conseguem simplesmente falar o que está errado.

10547447_563605463751859_3182839941352387351_n

Depois de muitas tentativas a situação estabilizou, mas mesmo assim ainda precisamos alugar minha irmã pra ficar de babá algumas vezes, pra evitar mais problemas pelo barulho. É difícil, mas o amor pelo bichinho que late é muito maior. Agora que estou viajando, estou morrendo de saudades dela, é meu amor canino da vida, já não sei viver sem 💘

A questão maior aqui é: Quando você se faz responsável por um bichinho, não pode abandoná-lo na primeira dificuldade, você tem que saber que ele vai custar caro algumas vezes, pois veterinário e remédios não são baratos. Você tem que castrar, e ser um dono responsável.

1045040_357707761022868_601084982_nFoto: Facebook

Os pilares que constituem a Guarda Responsável são:

  1. Educação das crianças sobre a necessidade do respeito aos animais
  2. Denúncia e vigilância contra maus tratos aos animais
  3. Castração dos peludinhos pra evitar o abandono dos filhotes não planejados
  4. Vacinação para todos
  5. Visitas regulares ao veterinário
  6. Conscientização contra os abandonos, principalmente no final do ano
  7. Necessidade de auxílio aos cães e gatinhos mais idosos
  8. Alimentação digna e saudável
  9. Espaços adequados para a diversão e bem-estar
  10. Higiene constante do local onde moram e também deles mesmo

fli22222

Aqui na Cidade do México há uma campanha a favor da castração, onde vários atores participaram. Por ser uma metrópole, o número de bichinhos abandonados é muito grande, mas confiemos que um dia isso vá mudar no mundo todo, basta cada um fazer a sua parte. Aliás, se você tem condições financeiras, pode doar uma castração para um bichinho carente. Na minha cidade as pessoas apadrinham um bichinho e doam ração todo mês, ou doam castrações.

unnamedCampanha “Soy Dueño Responsable”

No mês de Outubro o grupo Rotaroots está promovendo uma campanha em parceria com a Max da Total Alimentos O projeto “Max em Ação” consiste em que as pessoas doem um valor X em ração para animaizinhos carentes (1 kg de ração = R$ 6,00) e em cima do valor que você doa, a Max doa mais 50% desse valor (se você doa 10kg, a Max coloca mais 5kg de doação). A ONG escolhida para receber o benefício foi a ABEAC (de SP), e você também pode ajudar. Entre nessa onda!

IMG_0566

Disclaimer:

Esta blogagem coletiva faz parte do projeto Abraçando Patinhas, uma iniciativa do Rotaroots em parceria com a marca de ração Max – da fabricante Total Alimentos (http://www.maxtotalalimentos.com.br/). Esta iniciativa reverterá na doação de 1 tonelada de ração para a ABEAC (http://www.abeac.org.br/), ONG responsável pelo bem estar de cerca de 1100 cães. Saiba mais sobre o projeto no site do Abraçando Patinhas (http://rotaroots.blog.br/abracandopatinhas/) ou participando do grupo do Rotaroots no Facebook (https://www.facebook.com/groups/rotarootsblogs/).

Me encontre nas redes sociais

FACEBOOK | TWITTERINSTAGRAM

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s